O que você está procurando?

terça-feira, 22 de janeiro de 2013

Tudo pelo ‘crescimento’, nada pelo trabalhador



Por Eli Almeida
Campina Grande/PB
A cada dia cresce os números de acidentes de trabalho. Todos os dias os meios de comunicações noticiam acidentes e mortes de trabalhadores por este Brasil afora. Por outro lado, a falta de políticas de Estado, voltadas para a segurança e saúde dos trabalhadores são tímidas e pouco eficientes. Um contraste difícil de equiparar. Os índices de fatalidades e de lesões sérias registram um crescimento, de acordo com especialistas, devido à expansão no setor da construção civil, além das grandes obras espalhadas por todas as regiões, incluídas no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), como a construção de estádios de futebol para a Copa do Mundo de 2014 em nosso país.

Mas, apesar das ocorrências de acidentes e de  mortes no trabalho, principalmente, no segmento da construção civil, o que se vem percebemos é que estes trabalhadores estão excluídos de políticas públicas de saúde e de segurança, dentro deste crescimento desordenado. Sobre isso, pessoas ligadas ao setor de segurança asseguram que “não temos políticas que acompanhem esse crescimento, seja para o trabalhador, seja também para o meio ambiente”. O esquecimento do cuidar das pessoas no trabalho ocorre em todos os canteiros de obras financiadas inclusive com recursos do governo.

A ausência do Estado e de suas políticas vem se tornando uma questão preocupante com reflexos danosos na saúde dos trabalhadores, bem como custos para toda sociedade. Com isso, os trabalhadores expostos a estes novos desafios, não estão recebendo atenções de vigilância em saúde ocupacional compatível as novas formas de trabalho que estão sendo submetidos neste crescimento industrial do país.

Portanto, é preciso retomar a luta em defesa da saúde e segurança para classe trabalhadora. É chegado o momento dos movimentos sociais ligados aos trabalhadores assim como a sociedade exigir que o Estado brasileiro tenha políticas publica de saúde e de segurança, inclusa neste crescimento, para que o trabalhador brasileiro possa desfrutar de ambientes de trabalho seguros e saudáveis.
Imagem: Google

183ª reunião ordinária


cid:image002.png@01CDCEF8.49A6ECA0


C  O  N  V  I  T  E 
183ª reunião ordinária  (nosso reencontro em 2013)  

   
Data:  5 de fevereiro de 2013 (3ª feira)
Horário:  9 horas

Local:  SINDUSCON-João Pessoa


 P   A   U   T   A

9:00 - 9:20   -  Abertura dos trabalhos e leitura da ata da 182ª reuniãoordinária

9:20 - 10:20  -   Palestra SEGURANÇA DO TRABALHO FAZENDO PARTE DO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DAS ORGANIZAÇÕES”, a ser proferida  por Genilton Ferreira de Melo administrador de empresas com pós-graduação em gestão de pessoas

10:20 - 10:50  -   Eleição dos membros da coordenação/2013

11:20 - 11:40  -  Informes

11:40  -  Encerramento


Um abraço,

 José Hélio Lopes Batista  -  coordenador
Valentina de Andrade Maia  -  vice-coordenadora
Rene Selmer - 1º secretário
Laercio José da Silva - 2º secretário





Vale a pena conferir trechos da sublime entrevista com ROBERTO CREMA (terapeuta holístico):