CPR PB - Comitê Permanente Regional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba
Instituído em abril de 1996, o Comitê é uma instância de controle social que tem multiplicado recursos e potencializado resultados, através de ações solidárias empreendidas por representantes do Governo, dos trabalhadores, dos empresários e de organismos técnico-científicos. O CPR/PB tem como missão melhorar continuamente os ambientes de trabalho na indústria da construção, tornando-os mais saudáveis e com maior qualidade de vida.
Ao longo dos seus 14 anos de existência, o órgão desenvolveu inúmeras atividades voltadas para o setor construtivo. Um bom exemplo é o “Programa de Redução de Acidentes Elétricos” já que a principal causa desses acidentes eram instalações elétricas improvisadas (as conhecidas gambiarras), a estratégia desenhada pelo Comitê foi fazer com que tais instalações obedecessem a um projeto elétrico, elaborado por engenheiro eletricista. Assim, foram feitas solicitações junto à ENERGISA para que ela exigisse o referido projeto, como requisito básico no momento da solicitação do pedido de ligação de energia numa obra.
Com a entrada em vigor do Projeto em setembro de 2006, os acidentes fatais por choque elétrico nas obras da Grande João Pessoa foram praticamente eliminados. Diante da sua eficácia, o CPR-PB pretende estender o Programa para outros municípios paraibanos, como Patos, Sousa e Campina Grande.