O que você está procurando?

terça-feira, 14 de dezembro de 2010

CPR Paraíba


CPR PB - Comitê Permanente Regional Sobre Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção da Paraíba


Instituído em abril de 1996, o Comitê é uma instância de controle social que tem multiplicado recursos e potencializado resultados, através de ações solidárias empreendidas por representantes do Governo, dos trabalhadores, dos empresários e de organismos técnico-científicos. O CPR/PB tem como missão melhorar continuamente os ambientes de trabalho na indústria da construção, tornando-os mais saudáveis e com maior qualidade de vida.

Suas reuniões ordinárias acontecem mensalmente, e hoje o Comitê é formado por 14 diferentes entidades e por profissionais ligados a empresas construtoras. A Escola do SENAI da Construção Civil, é uma das entidades que participa do CPR/PB.

Ao longo dos seus 14 anos de existência, o órgão desenvolveu inúmeras atividades voltadas para o setor construtivo. Um bom exemplo é o “Programa de Redução de Acidentes Elétricos” já que a principal causa desses acidentes eram instalações elétricas improvisadas (as conhecidas gambiarras), a estratégia desenhada pelo Comitê foi fazer com que tais instalações obedecessem a um projeto elétrico, elaborado por engenheiro eletricista. Assim, foram feitas solicitações junto à ENERGISA para que ela exigisse o referido projeto, como requisito básico no momento da solicitação do pedido de ligação de energia numa obra.

Com a entrada em vigor do Projeto em setembro de 2006, os acidentes fatais por choque elétrico nas obras da Grande João Pessoa foram praticamente eliminados. Diante da sua eficácia, o CPR-PB pretende estender o Programa para outros municípios paraibanos, como Patos, Sousa e Campina Grande.

Nenhum comentário:

Postar um comentário