O Comitê Permanente Regional da Indústria da Construção da Paraíba realizou o seminário “Condições e Meio Ambiente do Trabalho na Indústria da Construção: 15 Anos do CPR-PB”, em comemoração aos seus 15 anos de fundação. O evento aconteceu no dia 6 de abril, no Sinduscon-João Pessoa, contando com quase 200 participantes, entre engenheiros de obra, dirigentes sindicais, profissionais de segurança e saúde, estudantes e gestores da indústria da construção.
A palestra de abertura “CPR-PB - Um resgate histórico dos seus 15 anos de atuação” foi ministrada por José Hélio Lopes, educador da FUNDACENTRO-PE e coordenador do Comitê. Ele falou sobre a atuação do CPR-PB nesses 15 anos e a forma como o grupo tem contribuído para melhoria dos ambientes de trabalho na construção civil.
Já Nelma Chagas de Araújo, pró-reitora de pesquisa, inovação e pós-graduação do IFPB, conduziu a palestra “Gestão da segurança e saúde no trabalho na indústria da construção - fator de competitividade e fundamento do negócio sustentável”. Ela destacou que os níveis estratégicos das empresas precisam investir em ambientes de trabalho seguros e saudáveis, que é um caminho para se garantir a sustentabilidade. A última palestra do evento, intitulada “As novas diretrizes da NR-18 sobre andaimes e plataformas de trabalho - o que muda para as empresas”, foi ministrada pelo auditor-fiscal do trabalho da SRTE-SP, Antônio Pereira do Nascimento. Ele apresentou as recentes mudanças no texto da NR-18 no tocante a elevadores e plataformas de trabalho e falou da necessidade de serem aplicados efetivamente nas obras os conceitos da prevenção de acidentes.
A plenária guardou ainda 1 minuto de silêncio em memória do engenheiro Ruy Martins, vice-coordenador do CPR-PB, falecido recentemente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário