O que você está procurando?

quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

Engenheira relata implantação de programa que zerou acidentes por choques elétricos na Construção Civil


Engenheira relata implantação de programa que zerou acidentes por choques elétricos na Construção Civil
quinta-feira, 1 de dezembro de 2011

A engenheira de Segurança do Trabalho, Maria Aparecida Rodrigues Estrela, disse ao Blog que a ocorrência de acidentes motivados por choques elétricos nos canteiros de obras em João Pessoa (PB) foi reduzida à zero desde a implantação do Programa de Redução de Acidentes Elétricos (PRAE) na cidade.
“Até 2004 a cada dez acidentes na Paraíba, oito eram por choque elétrico. E quando esse programa foi implementado reduziu-se isso em 100%”, disse Maria Aparecida.
O programa funciona da seguinte maneira: quando a Energisa, a concessionária local de energia elétrica, vai instalar um medidor de energia no terreno da futura edificação, ele só é liberado para a construção mediante a apresentação do projeto elétrico do canteiro de obras assinado por um engenheiro eletricista.
“Quando a Energisa chega num canteiro, o responsável da empresa pede para ver o quadro e a execução do projeto elétrico. Três obras que não tinham esse projeto não receberam a energia para funcionar. A ligação não foi feita”, lembra a engenheira.
Segundo ela, os acidentes fatais em 2011 no segmento da Construção Civil aconteceram por queda e esmagamento. Eu trabalho nesse projeto desde 2004. Nós levamos isso para o Comitê Permanente Regional da Paraíba e lá essa ideia foi amadurecida.
Para Estrela, o desafio agora é levar essa exigência contida no PRAE para outros municípios. “Estamos tentando junto aos gestores do governo e da prefeitura levar esse programa para outros municípios, como os da grande João Pessoa.
“Na capital paraibana, houve a assinatura de um termo entre a Energisa (*), o CREA, o Sinduscon, o sindicado dos trabalhadores e a SRTE e a partir daí surgiu então essa exigência. Pretendemos que o mesmo aconteça em outras localidades”, afirmou ao Blog.
Maria Aparecida, no detalhe à esquerda, observa profissional habilitado checando instações em obra em João Pessoa/Foto de Soraia di Cavalcanti SRTE/PB
Maria Aparecida, no detalhe à esquerda, observa profissional habilitado checando instalações em obra em João Pessoa/Foto de Soraia di Cavalcanti SRTE/PB


(*) Energisa e MPT da 13ª Região

Um comentário:

  1. Bom dia,
    Meu nome é Rodrigo Prado, sou engenheiro de segurança de São Paulo. Eu li sobre esse programa de redução na revista Proteção nº 236 (agosto/2011). Gostaria de saber se existe algum material eletrônico ou impresso desse programa.
    Meu e-mail é eng.prado@ig.com.br.

    ResponderExcluir