O que você está procurando?

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Mercado em alta para técnicos de segurança do trabalho no Amazonas

Segurança do Trabalho é uma das profissões mais bem pagas no Amazonas. O profissional atua na avaliação do ambiente de trabalho, no planejamento da segurança tanto do trabalhador quanto para a empresa

Manaus (AM), 23 de Julho de 2012 Jornal Acritica
ALINE CABRAL
Professor Emerson Araújo mostra as ferramentas de segurança  Professor Emerson Araújo mostra as ferramentas de segurança (Márcio Melo )
Segurança é um item fundamental para a prevenção de acidentes dentro de uma empresa. Há tempos que o técnico em segurança do trabalho vem ganhando destaque nas instituições  e no mercado de trabalho, atraindo ainda mais profissionais. A demanda por esses profissionais cresceu muito por conta das indústrias e das construções civis.
Há 22 anos na área Emerson Correa Araújo, 38, optou para entrar no ramo. “Sempre trabalhei com obras e fui me aperfeiçoando. Atualmente atuo na docência e na consultoria em obras da cidade”, disse ele. Emerson ainda ressalta que os itens de segurança são principais ferramentas para o auxilio nas obras. “Temos que estar sempre atentos, pois a segurança é responsabilidade de todos e não só de uma pessoa. Empresa e trabalhador devem trabalhar juntos para assegurar dentro do canteiro de obras, a prevenção de acidentes na equipe”, afirmou o professor do Senai.
Função
O profissional atua na avaliação do ambiente de trabalho, no planejamento da segurança tanto do trabalhador quanto para a empresa. “As atividades vão desde a execução de inspeções como auditorias técnicas, assegurando sempre a aplicação de segurança, meio ambiente e saúde”, explicou o presidente do sindicato dos Sindicatos dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Amazonas  (Sintest),Aldemir Amaral.
Atividades
O técnico de segurança do trabalho é um profissional que atua principalmente na prevenção de acidentes. Além disso, ele é o responsável por informar o empregador e aos trabalhadores sobre os riscos presentes no ambiente de trabalho, e normas de segurança.
“O técnico de segurança no trabalho também ministra treinamento sobre segurança, com o objetivo de manter os trabalhadores informados e treinados sobre os riscos, normas e procedimentos”, disse Emerson Araújo.
De acordo com o vice presidente do sindicato dos Sindicatos dos Técnicos de Segurança do Trabalho do Estado do Amazonas (Sintest), Antônio Tavares, o ramo é um dos poucos que paga uma remuneração boa. “Para quem possui somente o curso técnico, a remuneração do profissional pode chegar a R$ 3 mil. Mas o piso é de até R$ 2,124 para trabalhadores na construção civil e para quem trabalha com o petróleo, esse número aumenta em 30% do valor”, ressalta.
Inscrições
A Escola Senai Demóstenes Travessa, avenida Rodrigo Otávio, nº 510, Distrito Industrial, está com inscrições abertas para o curso de Saúde e Segurança do Trabalho (NR35). Para outras informações estão disponíveis os telefones 092 3614-5900/5901.

Colaboração: 
Sindicato SINTST-RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário