O que você está procurando?

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Palestra aberta ao público: “A Prevenção dos riscos do trabalho: Ergoprevenção”.


UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA

GRUPO DE PESQUISAS SUBJETIVIDADE E TRABALHO – GPST

NÚCLEO: SUBJETIVIDADE E TRABALHO DO PROGRAMA DE
POS-GRADUAÇÃO EM PSICOLOGIA SOCIAL

16 e 17 de junho de 2011

 O GPST realiza nos dias 16 e 17 de junho de 2011 evento com a presença do Prof. Drº Pierre Henri Trinquet, da Universidade de Provence. Doutor em Sociologia, ergólogo, profissional da construção civil e pesquisador das situações de trabalho para saúde e segurança do trabalhador, com grande experiência na área de formação profissional, em Ergologia, Ergoformação, Análise de Riscos no Trabalho, Programas de Prevenção de Acidentes.

PROGRAMAÇÃO

16 de Junho de 2011
Palestra aberta ao público: “A Prevenção dos riscos do trabalho:
Ergoprevenção”.
Local: Auditório da Central de Aulas - Bloco B - Horário: 14h00

Dia 17 de junho de 2011
Minicurso: “Ergoformação e Ergogestão e análise dos riscos”.
Local: Sala 402 - CCHLA - Horário: 09h00

Uma trajetória que concilia trabalho e estudo Pierre Trinquet vem se dedicando ao longo dos últimos 20 anos a refletir sobre os riscos de acidentes no trabalho a partir da complexidade intrínseca do trabalho humano. Questiona todo tratamento simplista da prevenção e do julgamento dos acidentes de trabalho por meio de referências a uma única categoria de normas. Defende que não há como modificar, realmente, o fenômeno da insegurança no trabalho sem interrogar
fundamentalmente a atividade de trabalho em si. Para ele, toda atividade é sempre um compromisso entre normas heterodeterminadas e outras próprias aos seres industriosos em atividade, aqui e agora.
Em visita ao Brasil, pesquisador da Universidade de Provence (França) discute a complexidade dos processos sociais que envolvem os estudos sobre saúde e segurança do trabalhador Apoio: CCHLA, Departamento de Psicologia, Mestrado em Psicologia Social e ADUFPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário